A importância da colocação do declarante

Luis Correia
Luis Correia

Uma mão do Grande Premio de Portugal, que nos adverte sobre a importância da colocação do declarante. Foto: Ada Louro-João Fanha (Traduccion Al Portugues Sr. Luis Correia…MUCHAS GRACIAS LUIS…)

16 de maio 2013  

Em 14 de maio no Estoril, Portugal, começou a jogar-se o tradicional Festival Internacional de Bridge do Estoril, considerado o Grande Premio de Portugal. Este ano no Torneio de Equipas estão a participar 21 equipas e depois de 6 das 9 rondas totais a equipa Fanha (Ada Louro – João Fanha – Miguel Gonçalves – Mari Carmen Corral) tomou a dianteira.  

Na Ronda 6 a equipa Fanha enfrentou a equipa de Sofia Pessoa a quem ganhou o encontro por 24 a 12, a mão 18 deu à equipa os 12 IMPs de vantagem e o encontro.

Mão 18

Depois de três passes Norte abriu em 1 (alertado como podendo ter duas cartas), Sul respondeu 1 (alertado “sem ricos”), Norte saltou para 2ST e Sul fechou partida em 3ST.

Sofia Pessoa saiu à sua quarta carta de espadas.

O declarante ganhou na sua mão com a Q e jogou a Q, Oeste ganhou com o A e voltou o 10. O declarante ganhou com o A, adiantou o K, foi ao morto em paus com a Q e jogou um oiro. Este ganhou com o seu valete mas como também tinha o K, já não havia nada a fazer e o declarante tinha as suas 9 vazas.

Na realidade sendo Norte o declarante a única saída que cabida o contrato é a saída a copas… mas quem pode culpar Este por não a ter escolhido…

Na outra mesa o leilão foi muito activo e ao colocar o declarante do outro lado da mesa, deu aos defensores muitas mais oportunidades de derrotar o contrato…

Depois de três passes Norte também abriu em 1 mas agora Ada Louro em Este utilizou o seu espaço para dobrar (mostrando 10+ depois do seu passe inicial, e cartas nos ricos). Sul mostrou os seus oiros quintos e João Fanha mostrou as suas copas, Norte fez um cuebid de força, Pina mostrou o seu segundo naipe, Paulo Pereira continuou com a sua paragem em espadas e Sul finalmente com paragem a copas fechou em 3ST. 

Agora a saída era de Oeste que escolheu sair com o seu 10 e Norte foi quem expôs as suas cartas o que deu aos defensores toda a informação necessária para derrotar o contrato.

Depois de ver o 10 na mesa o declarante jogou o J e Ada Louro ganhou a vaza com o seu K. Ada vendo as três copas vis do morto continuou com o seu A, e Q… e quando ambos fizeram vaza, continuou com o 3.

O declarante ganhou a volta com o K da sua mão mas já não pode fazer nada para não perder o A e a quarta copa já apurada pela defesa, para ir para o cabide. 

Sem dúvida esta mão mostra a importância de colocar o declarante de maneira tal que a mão mais fraca fique na mesa para não dar à defesa toda a informação necessária para desenvolver a melhor defesa…

MAS DEL MISMO AUTOR

La Saga Continua: Ultimisima Noticia

El Comité de la IBF Rechaza la Impugnacion de Fisher-Schwartz

Bridge y Humor: Problemas de PC

...y entonces me conto como en la siguiente mano probo con la regla del 9, y tampoco le funciono. Entonces me di cuenta como se sentia, y lo deje saltar...

Editorial del IBPA: Febrero 2013

Si pudiera cambiar algunas de las reglas...que cambiaría?

Cuando es la Salida de un Singleton Buena/Mala?

Cuando se enfrentan a una salida contra un contrato a palo, pocos defensores pueden resistir salir de un singleton en un palo lateral.

Cappelletti sobre 1NT — parte 1

El objeto de la interferencia no es llegar a game, pero...

Campeonato Sudamericano Cali 2025

Rizzo Completa la Hazaña! Se Corona Campeón Sudamericano de...

El Sudamericano que lo tiene todo – Bridge, Deporte, Baile y Amistad

La capital mundial de la salsa se prepara para...

Corazón sudamericano en la élite del Bridge

El equipo internacional "Shourie", con los argentinos Alejandro Bianchedi...

Franck Riehm elegido como Presidente de la WBF

La Federación Mundial de Bridge se complace en anunciar...

Festival Sudamericano Cali 2022 – Parejas

Desde el 21 al 28 de Mayo de 2022 se jugó el X sudamericano transnacional, la sede fue el Club Campestre de la ciudad de Cali Colombia y la organizacion estuvo a cargo de Doña Elsa de Castillo y su hijo Juan Carlos Castillo, ambos hicieron de este evento algo memorable que vivirá en el recuerdo de los participantes por siempre.

X Campeonato Sudamericano Transnacional Cali 2022 por Fernando Lema

Desde el 21 al 28 de Mayo de 2022 se jugó el X sudamericano transnacional, la sede fue el Club Campestre de la ciudad de Cali Colombia y la organizacion estuvo a cargo de Doña Elsa de Castillo y su hijo Juan Carlos Castillo, ambos hicieron de este evento algo memorable que vivirá en el recuerdo de los participantes por siempre.

Campeonato Zonal Sudamericano Juvenil 2022

30 de Mayo de 2022 Desde el 21 al 28...

Festival Cali 2022 – Santiago de Cali – Principales atractivos

Cali, oficialmente Distrito Especial, Deportivo, Cultural, Turístico, Empresarial y de Servicios de Santiago de Cali.

RELACIONADOS

CATEGORIAS POPULARES